Quarta-feira 29/02 é dia de Gnocchi della Fortuna no La Villa Amalfi


São muitas as lendas contadas, perde-se a conta do número de histórias que circulam na internet sobre o assunto, muitos personagens habitam o imaginário do povo e a verdade é que cada um faz sua “simpatia” de um jeito. O fato é: para quem quer ter sorte e dinheiro no bolso, dia 29 é dia de comer gnocchi.

A delícia, banida do cardápio de quem gosta de manter o peso no lugar, é liberada nesse dia para todos que acreditam que comer um prato de gnocchi da fortuna vai trazer boa sorte para o bolso. Mas como começou essa tradição que há anos importamos para nossa cultura?

A lenda teve origem na Itália. Conta-se que no dia 29 de algum mês e ano quaisquer, São Pantaleão, vestido de andarilho, perambulava por um vilarejo. Com bastante fome, São Pantaleão bateu à porta de uma casa e pediu comida. A família, que era grande e pobre, não tinha muita comida. Apesar disso, eles dividiram o seu gnocchi com o andarilho, cabendo a cada um sete massinhas de batata. São Pantaleão comeu, agradeceu a ajuda e foi embora. Quando a família foi recolher os pratos, descobriu que embaixo de cada um havia bastante dinheiro. Por isso, o dia 29 de cada mês ficou conhecido como o dia do Gnocchi da Fortuna ou da Sorte.

Por conta dessa versão muitos praticam o ritual  de comer o Gnocchi da Fortuna da seguinte forma: coloca-se o dinheiro embaixo do prato, come-se os primeiros sete pedacinhos da massa em pé, fazendo um pedido para cada um deles e depois, come-se à vontade. Algumas pessoas ainda adotam o ritual de forma mais simplificada: apenas colocam o dinheiro embaixo do prato e comem o gnocchi. Alguns acreditam que para dar sorte o dinheiro deve ser guardado, outros que o dinheiro deve ser gasto.



Para os supersticiosos que não querem deixar a data passar em branco, aqui no La Villa Amalfi não será diferente. Serviremos o Gnocchi della fortuna de batata com molho especial de Carne de Panela ou qualquer outro molho do nosso cardápio. Ótimas sugestões são o molho 4 queijos e Funghi Secchi.